domingo, 26 de agosto de 2012

Coelba x Corredor Verde do Bonocô


Créditos Autorais 
Texto e Imagem:Wilson Menezes


Voltamos a falar do Corredor Verde do Bonocô, pois a falta de fiscalização por parte da Prefeitura de Salvador permitiu que a Coelba e a Deltaline, empresas responsáveis pela obra, deixassem o local mais degradado do que estava quando essas empresas iniciaram as escavações no local para a instalação de uma linha de rede elétrica subterrânea.

Este fato já foi tratado aqui e estávamos atentos para o que acontecia no local, agora há indicativo de que a etapa que corta o Corredor Verde já terminou. No entanto, os danos provocados em consequência das escavações para a passagem dos eletrodutos não foram reparados. O que fizeram foi apenas replantar parte das gramas que arrancaram.

Ironicamente, eles plantaram gramas até na parte da pista de concreto cuja parte foi quebrada, tornando a pista mais estreita e toda irregular. Em outro local, pontas de vergalhão, expostas no que restou da pista de Cooper, levam perigo às pessoas que transitam pelo local.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, seguem imagens colhidas no local no dia 26 de agosto de 2012.

Esperamos a resposta da Coelba.


                                   Pontas de vergalhão expostas

 Pontas de vergalhão expostas


 Parte da pista de Cooper e da ciclovia destruída 

 Parte da pista de Cooper e da ciclovia destruída 

 Buracos na pista de Cooper e na ciclovia 

 Buracos na pista de Cooper e na ciclovia 

 Buracos na pista de Cooper e na ciclovia  

 Buracos na pista de Cooper e na ciclovia  

 Buracos e lama na pista de Cooper e na ciclovia 

 Buracos na pista de Cooper e na ciclovia  

 Água empoçada  

 Grama plantada sobre o que restou da pista de Cooper

Grama plantada sobre o que restou da pista de Cooper

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Inelegibilidade Por Incompetência


Créditos Autorais 
Imagem:Web/google

Quando me posiciono contra o movimento que prega o voto nulo, não quero dizer que concordo com o modelo do Sistema Eleitoral Brasileiro nem, muito menos, com o caráter dos políticos que a sociedade nos oferece. Acredito que o voto nulo não é a solução para acabar com os maus representantes e governantes.  

Estamos acostumados as reclamar de que os vereadores eleitos nas ultimas eleições não fizeram nada nos quatro anos em que na Câmara estiveram. Mas, após os resultados das eleições atuais, geralmente é anunciado que menos da metade dos novos representantes do legislativo municipal são, de fato, novos.

O mesmo acontece com a assembleia e o congresso. Isso sem falar que os dois últimos chefes do executivo municipal de Salvador garantiram suas reeleições com a cidade carente das mesmas demandas de hoje. Então de onde vêm os votos que reelegem os políticos incompetentes? Se uma parte da população se diz insatisfeita com os atuais legisladores e outra afirma que vai votar nulo ou branco.

O certo é que o Sistema Eleitoral Brasileiro precisa se adequar ao oportunismo de muitos políticos que se elegem e não cumprem com as atribuições para as quais foram eleitos e continuam aptos para os pleitos seguintes. Confiam nos eleitores desenformados para continuar nos próximos mandatos.

Infelizmente, a Lei da Ficha Limpa não coíbe este tipo de político, é preciso um instrumento que torne inelegíveis os políticos incompetentes que não cumprem as atribuições do cargo. Não sei como, mas tem que haver um parâmetro para avaliar os políticos por incompetência. Honestidade e decoro são importantes, mas não são mais suficientes para determinar a elegibilidade dos nossos representantes.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Salvador Que o Google View Não Viu


Créditos Autorais 
Imagem:Web/Google View

O Google provocou polêmica ao divulgar imagens de alguns pontos críticos da Cidade de Salvador através do aplicativo Google Street View Google Street View. Despertou a atenção de seguimentos da sociedade que estão preocupados com a repercussão negativa que isso pode causar aos negócios diretamente ligados ao turismo. Entretanto, o Google View não forjou as situações que foram divulgadas, os problemas sempre estiveram ali.

O Google apenas possibilitou a visualização virtual de demandas sociais latentes ao grande público. Contudo, isso já é feito pelas redes sociais e pela própria mídia, ainda que de forma pulverizada e pontual. Enquanto que o Google View facilitou tudo através do turismo virtual. Por isso, muitos empresários, sobretudo da rede hoteleira, estão preocupados com o impacto disso na economia do município, pois as pessoas que pretendem visitar Salvador terão a visão antecipada dos problemas da cidade.

Vida de pedestre e outros weblog já mostram algumas dessas demandas sociais com o objetivo de chamar a atenção do cidadão e dos governantes. O Google tem outros objetivos, mas o resultado está sendo, em parte, positivo. Digo em parte, porque não podemos esquecer que as imagens do Google foram capturadas em terminado momento, certamente, muitas dessas situações já mudaram, para melhor ou para pior e outras nem foram alcançadas.

Observa-se que a maior parte das imagens foi produzida em dia de sol, um fato relevante para quem sabe que a infraestrutura da Cidade de Salvador não está preparada para os dias chuvosos. Por isso, o Google View deve ser visto apenas como mais um instrumento de controle social, não como uma solução para a invisibilidade das demandas da população. Ainda precisamos da observação e das denúncias feitas pelo cidadão que vivencia a realidade cotidiana.     

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Cidade Baixa


Créditos Autorais 
Texto e Imagens:Wilson Menezes

No próximo dia 21 de agosto, inicia-se o horário gratuito no rádio e na TV, os candidatos aos cargos de prefeito e de vereador aparecerão pedindo os nossos votos, diariamente, até o dia 04 de outubro. 

Devem surgir muitas promessas de mudança para a Cidade de Salvador. Então vamos estar atentos para o que será prometido e o que realmente será realizado, caso o candidato seja eleito. Daqui a quatro anos, certamente, os eleitos neste ano estarão concorrendo à reeleição, seja para prefeito ou vereador.

Infelizmente, a nossa sociedade ainda tem um Sistema Eleitoral que favorece a manutenção dos maus políticos no poder. Enquanto a mudança não vem, eu ofereço essas lindas imagens, que capturai quando andava recentemente pela Cidade Baixa, aos nossos candidatos a prefeito e a vereador.


 Rua do Imperador - Cidade Baixa em 16-08-2012

Rua do Imperador - Cidade Baixa em 16-08-2012

Rua do Imperador - Cidade Baixa em 16-08-2012

Rua do Imperador - Cidade Baixa em 16-08-2012

Rua do Imperador - Cidade Baixa em 16-08-2012


 Rua Barão de Cotegipe em 16/08/2012

 Rua Barão de Cotegipe em 16/08/2012

 Rua Barão de Cotegipe em 16/08/2012

Rua Barão de Cotegipe em 16/08/2012

 Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


 Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


 Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


Rua Fernandes da Cunha, em 16-08-2012


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Os Perigos Que Vêm do Alto

Créditos Autorais 
Vídeo:Band Bahia
Fonte:SUCOM
Imagem:Web/Google

Abordamos aqui algumas situações que, infelizmente, fazem parte da vida dos pedestres da capital baiana.   Andar assustado à noite pelos locais sem iluminação pública; esquivar dos jatos de água suja arremessados pelos veículos, algumas vezes, propositalmente; desviar dos obstáculos e dos buracos nas calçadas. Tudo isso são ações corriqueiras para quem circula diariamente pelas ruas de Salvador.

No entanto, o péssimo estado de conservação das marquises de algumas edificações, principalmente, das áreas centrais da cidade, obriga os pedestres estarem atentos para o perigo que vem do alto dos imóveis. Este problema não é exclusividade do centro da cidade, mas, por se tratar de construções antigas e pela falta de manutenção, os imóveis dessa região oferecem maior  risco à vida das pessoas que passam sob elas.

Não são apenas as marquises que nos assustam quando olhamos para o alto dos imóveis. São aparelhos de ar-condicionado que além de gotejar constantemente, parecem que vão despencar a qualquer momento sobre a calçada. As placas publicitárias de estabelecimentos comerciais, afixadas geralmente sem nenhum critério de segurança, e fragmentos que se desprendem das estruturas também fazem parte da lista perigosa.

Por tudo isso, além de contar com a sorte, devemos estar atentos e, sobretudo, reivindicarmos fiscalizações constantes dos órgãos competentes para que os proprietários sejam notificados e responsabilizados. A Lei 5.907/2001 é o instrumento legal para essas situações.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Dificuldade Enfrentada pelos Cadeirantes em Salvador


Créditos Autorais 
Texto, Vídeo e Imagem:Band Bahia

Dos 3 milhões de habitantes de Salvador, pelo menos 600 mil possuem algum tipo de deficiência, um universo grande de pessoas que sofrem todos os dias com a falta de acessibilidade na capital baiana. Para esses cidadãos, sair de casa é um desafio.








domingo, 12 de agosto de 2012

O Pateta no Trânsito


Créditos Autorais 
Vídeo: Youtube
Imagem:Web/Google

É apenas um desenho animado de muitos anos atrás, mas que nos leva a reflexão sobre a influência do automóvel no aspecto psicológico do homem moderno. Provavelmente, naquela época, foi uma critica latente a sociedade em forma de desenho animado para um público infantil. Hoje pode ser usado para crianças e adultos repensarem o seu comportamento no trânsito, seja como pedestre ou motorista.

São alguns minutinhos, cofira!  







sábado, 11 de agosto de 2012

Resultado da Enquete Sobre o Uso de Passarelas


Créditos Autorais 
Texto e Imagem:Wilson Menezes

Você usa a passarela para pedestre? Esta foi a pergunta feita na enquete realizada por Vida de Pedestre na última semana. A enquete mostrou que, do total de pedestres que responderam a pergunta, 76% sempre usam a passarela, 15% afirmaram que às vezes têm essa atitude e 7% raramente.       

A partir do resultado desta enquete, podemos perceber que o discurso de que as passarelas são pouco utilizadas pelos pedestres não tem fundamento para justificar a ausência desses equipamentos nas vias de grande fluxo de veículos e onde a travessia de pedestres traz risco a vidas.

Como já foi abordado aqui anteriormente, o Poder Público costuma argumentar que os custos são muito elevados para construir tais equipamentos para serem pouco utilizado pela população. Optam-se então por faixas de pedestres ou semáforo os quais são em muitos casos ineficientes, sobretudo, contra as ações de motoristas imprudentes.       

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Valor de Seu Voto


Créditos Autorais 
Imagem:Web/Google


Circula nas redes sociais um movimento pelo voto nulo, porque algumas pessoas acreditam que votar nulo é uma forma de protesto, uma atitude revolucionária. Mas, certamente, ninguém não parou ainda para saber o que aconteceria se, por uma hipótese bem esdrúxula, a maioria dos eleitores votasse nulo.

Pelo que eu sei, a Lei Eleitoral não fala em quantidade mínima de voto para um candidato ser eleito, isso significa que um voto é suficiente para eleger uma pessoa como nosso representante ou governante. Outro ponto importante é que só os votos válidos são considerados; branco e nulo são desprezados, não são válidos, servirão apenas para os dados estatísticos.

Isso significa na prática que a maioria dos candidatos terá garantido os votos de familiares, amigos e membros dos partidos políticos que, provavelmente, não votarão nulo. Sendo assim, seria quase impossível que uma eleição fosse anulada em decorrência dos votos nulos.  


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Cultura da Falta de Educação


Créditos Autorais 
Vídeo e Fonte: G1 BAHIA
Fonte:Vida de Pedestre 
Imagem:Web/Google


Motoristas que não respeitam a sinalização de trânsito, avançando sinal vermelho, parando sobre a faixa de pedestre ou estacionando nas calçadas. Pedestres desatentos e um Poder Público que negligencia a difícil e perigosa convivência entre estes dois grupos de indivíduos frutos de uma mesma sociedade. Um embate extremamente desproporcional, cujo confronto final é entre uma massa de ferro em movimento e alguns quilos de massa humana.     São três pontos de vista e muitas vidas perdidas na relação que envolve motoristas, pedestres e o Poder Público.

Sempre há algo para ser feito, experimentado, pelo menos, na busca de soluções para as mortes de pedestres ocorridas diariamente em Salvador e em muitos lugares do país onde os governantes se omitem para essa questão. Não podemos viver de suposição, se passarela ou semáforo é melhor.  só saberemos se determinada solução terá êxito ou não, se for testada na prática, a partir de estudos técnicos eficientes.

Se pedestres e motoristas são mal educados, como costumamos ouvir, então algo está errado com a sociedade; precisamos de mais educação para o trânsito ou de instrumentos de controle mais rígidos que coíbam e punam os imprudentes de forma proporcional ao risco presumido à vida. O que não podemos é achar tudo isso cultural como, por exemplo, noventa atropelamentos com dez pessoas mortas em um ano na Avenida Suburbana em Salvador. Fato, recentemente, mostrado em uma reportagem

De onde nós estamos olhando tudo isso, afinal? 


sábado, 4 de agosto de 2012

Acontece na Cidade


Créditos Autorais 
Imagens:Lídia Santos e Wilson Menezes

Mais uma vez  a presença das lentes de Vida de Pedestre provoca mudanças no cotidiano de Salvador. Confira nas imagens abaixo.

 Rua João das Botas - Campo Grande em 03-07-2012

Rua João das Botas - Campo Grande em 01-08-2012




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Glassboy




 A criatividade a serviço da vida, uma campanha educativa que mostra de maneira bastante reflexiva o que todos nós já sabemos sobre a fragilidade da vida, mas não levamos a sério. “Glassboy” é um filme protagonizado por um “garoto de vidro” e que tem o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os perigos de se dirigir em alta velocidade e respeitar as faixas de pedestre.

O conceito “A vida é frágil. Reduza a velocidade." reforça a genial campanha. O filme apresenta duas situações em que a velocidade determina o tamanho do risco a vida. E mostra que reduzindo a velocidade podemos evitar grandes estragos e salvar nossas vidas.

Compartilhe essa ideia. PRESERVE A VIDA!
Confira o link Glossboy



Fonte e imagens: Vemeo.com