terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os Pontos de Parada de Ônibus de Salvador 2


Créditos Autorais 
Texto e Imagem:Wilson Menezes


A falta de planejamento dos locais onde são instalados alguns pontos de paradas de ônibus de Salvador gera uma série de transtorno às pessoas que usam o sistema de transporte público. Os pontos de paradas se caracterizam pela visível falta de segurança e acessibilidade, muitas vezes, apenas uma placa indicativa, fixada no poste mais próximo, normatiza o local como ponto de ônibus.

Sabemos que a infraestrutura urbanística de Salvador não permite a instalação de abrigos em todos os pontos de paradas sem uma intervenção viária bem planejada, pois as paradas de ônibus provocam impactos no fluxo do trânsito do local. No entanto, cabe ao poder público buscar soluções que promovam melhores condições de uso desses mobiliários urbanos pela população, seja com abrigo ou sem eles.

Existem em Salvador, pelo menos, nove tipos diferentes de abrigos de ônibus espalhados pela cidade. Não nos atentamos para isso, mas é possível encontrá-los em concreto armado, chapa metálica e em vidro e aço inox. Esse último com designer moderno é vistos nos centros comerciais e nas principais ruas e avenidas, são localizados estrategicamente a partir do ponto de vista publicitário, pois são explorados por empresas estrangeiras em regime de concessão pública, enquanto que os modelos tradicionais são usados em bairros periféricos e em locais com baixo potencial consumidor.   

O interessante é que, apesar de Salvador ser uma cidade tropical e de topografia irregular, o designer dos abrigos usados aqui é o mesmo utilizado em países europeus. Em razão disso, quando chove o que se ver são pessoas sobre os assentos, neles instalados, tentando se proteger da água da chuva e dos resíduos arremessados pelos veículos que passam na pista. E quando o sol dá o ar da graça, esses mobiliários urbanos não são capazes de bloquear a radiação solar.

Alguém pode perguntar: por que então esses modelos não foram adaptados para a realidade da cidade? É simples, quando nos estamos esperando o ônibus, pensamos inicialmente que aqueles painéis publicitários ao lado são acessórios do obrigo de primeiro mundo, mas na verdade é o contrário. As empresas ganham dinheiro com os pineis e não com o abrigo. Não parece, mas é a realidade capitalista de nossa sociedade.   

O sistema de transporte coletivo operado por ônibus foi regulamentado em 1971, pois os bondes elétricos foram desativados dez anos antes. Se o sistema de transporte público não acompanhou o crescimento da população de Salvador, o sistema viário também não está dando conta do grande fluxo de veículo em circulação. Desse modo, entendo que a solução para os problemas dos pontos de parada de ônibus está atrelada ao melhoramento dos sistemas viários e do transporte público.    

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