sábado, 16 de junho de 2012

O Perigo dos Hard fones: não tape os ouvidos para isso


Créditos Autorais 
Imagem: Web/Google




Em seis anos de estatísticas no Brasil todo, foi comprovado que pedestres que utilizam fones de ouvido enquanto caminham pelas ruas de cidades brasileiras, possuem três vezes mais chances de sofrer acidentes, vale lembrar que esse assunto foi estudo do grupo norte-americano, infelizmente nas estatísticas constam que as vitimas são adolescentes e jovens adultos.

De acordo com um levantamento feito entre os anos de 2004 a 2011, somente 09 a cada 10 acidentes desse tipo acontecem em zonas urbanas e apenas 01 a cada 10 acontece nas zonas rurais, infelizmente a idade média das vitimas desse tipo de acidente é de 21 anos, entre as pessoas acidentadas por estarem ouvindo músicas, 55% foram atingidas por trens, sendo que 68% são homens e 67% tinham menos de 30 anos.

A pergunta que não quer calar é a seguinte, “Porque isso acontece?” a resposta não é tão simples, pois a música pode sim interferir na atenção visual, reduzindo as fontes cerebrais que captam estímulos externos, a música reduz a atenção visual de tal forma que as pessoas ficam cegas ao que se passa em torno.

Atualmente os riscos aumentam ainda mais, pois podemos notar que motoristas também aderiram aos fones de ouvido no caso de veículos coletivos e aos sons altos em veículos de passeio ou de cargas, vale lembrar que com os fones de ouvido o perigo é pior, pois a pessoa ouve somente a música que está tocando, já no caso de som alto no interior de veículos, a atenção é reduzida sim, porém não tanto quanto ao fone de ouvido.

Nos estudos não foram acrescentados os celulares, que também possuem kits multimídia para que seus usuários possam ouvir músicas enquanto fazem outras atividades, como andar pelas ruas na ida ao trabalho, etc.

Esperamos que os pedestres estejam cientes do perigo que utilizar fones de ouvido causa, vale lembrar que esse estudo não possui o intuito de fazer com que os pedestres tirem seus fones de ouvido, não entendam mal, pois existem pessoas que andam sem o fone de ouvido, perturbando a paz alheia.

Não deixem de prestar mais atenção ao redor enquanto andam com seus fones de ouvido, pois a estatística não mente, milhares de pessoas estão sofrendo acidentes que poderiam ser evitados se a atenção ao transito fosse maior, fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Obrigado