segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Salvador Que o Google View Não Viu


Créditos Autorais 
Imagem:Web/Google View

O Google provocou polêmica ao divulgar imagens de alguns pontos críticos da Cidade de Salvador através do aplicativo Google Street View Google Street View. Despertou a atenção de seguimentos da sociedade que estão preocupados com a repercussão negativa que isso pode causar aos negócios diretamente ligados ao turismo. Entretanto, o Google View não forjou as situações que foram divulgadas, os problemas sempre estiveram ali.

O Google apenas possibilitou a visualização virtual de demandas sociais latentes ao grande público. Contudo, isso já é feito pelas redes sociais e pela própria mídia, ainda que de forma pulverizada e pontual. Enquanto que o Google View facilitou tudo através do turismo virtual. Por isso, muitos empresários, sobretudo da rede hoteleira, estão preocupados com o impacto disso na economia do município, pois as pessoas que pretendem visitar Salvador terão a visão antecipada dos problemas da cidade.

Vida de pedestre e outros weblog já mostram algumas dessas demandas sociais com o objetivo de chamar a atenção do cidadão e dos governantes. O Google tem outros objetivos, mas o resultado está sendo, em parte, positivo. Digo em parte, porque não podemos esquecer que as imagens do Google foram capturadas em terminado momento, certamente, muitas dessas situações já mudaram, para melhor ou para pior e outras nem foram alcançadas.

Observa-se que a maior parte das imagens foi produzida em dia de sol, um fato relevante para quem sabe que a infraestrutura da Cidade de Salvador não está preparada para os dias chuvosos. Por isso, o Google View deve ser visto apenas como mais um instrumento de controle social, não como uma solução para a invisibilidade das demandas da população. Ainda precisamos da observação e das denúncias feitas pelo cidadão que vivencia a realidade cotidiana.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Obrigado