sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Acessibilidade, Um Amplo Conceito

Créditos Autorais 
Reproduzido de Youtube/Acessibilidade


Este vídeo mostra como é amplo o conceito de acessibilidade e nos leva a refletir sobre nossas atitudes e comportamentos diante do Outro.  






Um comentário:

  1. Piso para cegos acaba em muro em avenida da zona oeste de São Paulo36

    Camila Neumam
    Do UOL, em São Paulo

    Comunicar erroImprimir
    Ezyê Moleda/Folhapress

    Piso tátil para cegos feito na calçada da avenida Faria Lima, altura do número 1.478, acaba em um muro

    Um trecho do piso tátil para cegos feito recentemente na avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, leva de maneira inesperada o pedestre para um muro, em vez de conduzi-lo para a rampa de acesso ao semáforo. As calçadas recém-reformadas da avenida passaram a contar no mês passado com os pisos vermelhos feitos com riscos em relevo que auxiliam na locomoção dos cegos, conhecido como piso tátil direcional.

    No entanto, no trecho que envolve o cruzamento da avenida Faria Lima com a avenida Eusébio Matoso, o cego que circular pelo piso tátil terminará se deparando com uma mureta e uma moita, sem qualquer mudança no piso que o certifique de que terá um obstáculo. Essa alteração faz parte das normas para a construção desse tipo de piso.

    Em outros trechos da Faria Lima pode-se observar que quase todos os pisos levam o pedestre cego às rampas de acesso aos semáforos. Assim, ele tem tempo de se situar e poder perguntar para alguém se o sinal está verde ou vermelho e atravessar para seguir em frente.

    Desvio necessário

    Segundo João Felippe, professor de orientação e mobilidade da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual), deveria haver algum desvio que impedisse o cego de bater no muro e que o levasse ao lado do semáforo. Curiosamente, a mureta se encontra no lado oposto.

    "O que geralmente a gente indica é que o piso de acesso não entre em contato com nenhum obstáculo. Como ele está caminhando para uma parede, se tiver possibilidade, deveria se fazer o desvio dessa mureta. Agora, se não tiver espaço, deveria ter colocado um piso de alerta um pouco antes, para ele saber que algo de diferente vai acontecer", disse Felippe.

    Para ver completo:
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/12/13/piso-para-cegos-acaba-em-muro-em-avenida-da-zona-oeste-de-sp.htm

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante. Obrigado