Créditos Autorais
A vida de pedestre nos pontos de parada de ônibus
de Salvador também não é nada fácil. O sofrimento provocado pelas péssimas condições
dos locais de espera só perde, muitas vezes, para o martírio dentro do transporte
coletivo superlotado durante o deslocamento até o destino. A falta de planejamento urbanístico favoreceu
o modo como são instalados os pontos de paradas de transporte público em
Salvador, mas o descaso do poder público para esses mobiliários urbanos só
agrava a situação.
Não precisa andar muito pela cidade para flagrar
várias situações de localização de ponto de parada de ônibus em local
inadequado, dos provisórios que ficam uma eternidade, aos explorados por
empresas privadas, nenhum oferece de fato condições adequadas para as pessoas
que necessitam usá-los. Certamente, serão precisos mais de um artigo para que
eu possa falar dos diversos problemas relacionados às paradas de ônibus em Salvador.
Desse modo, pretendo nas próximas postagens abortar os principais problemas
enfrentados pelos pedestres ao esperar o transporte público nos pontos de
paradas da cidade.
Antes de inicias este artigo, consultei o Código de
Trânsito Brasileiro – CTB, no anexo que trata dos conceitos e definições, e constatei
que o CTB não traz nenhuma definição para o local da via onde as pessoas se
concentram para esperar a passagem do transporte coletivo. Por outro lado, o
termo 'via' é definido pelo CTB como “superfície por onde transitam veículos,
pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e
canteiro central.” Logo, a parada de ônibus compõe a via terrestre.
É preocupante o fato de que as paradas de ônibus tenham
tido pouca atenção dos legisladores, haja vista que as instalações dessas
paradas e de abrigos de ônibus causam grande impacto no sistema de trânsito das
grandes cidades, influenciando na mobilidade urbana, na acessibilidade de
pessoas nas vias e, sobretudo, na qualidade de vida da população.
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