quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cidadania


Créditos Autorais 
Imagem:Web/Google

Costumo ouvir algumas pessoas falarem que não adianta reclamar dos problemas enfrentados como consumidor porque não vai mudar nada a sua reclamação. Na verdade, não é bem assim, provavelmente, os resultados não serão imediatos, mas aparecerão de alguma forma. O que as notícias seguintes têm em comum? Leia com atenção. 


“A Agência Nacional de Telecomunicações oficializou nesta quarta-feira (18) a suspensão da venda de chips das operadoras de telefonia Tim, Oi e Claro. Com a decisão, as operadoras ficam proibidas, a partir de segunda-feira (23), de oferecer serviços de voz e de banda larga 3G para novos clientes.” (mais.uol.com.br)

“Após uma operação envolvendo instituições de Defesa do Consumidor foram apreendidas 7,5 toneladas de produtos alimentícios nos hipermercados Bompreço e Extra em Salvador.” (g1.com

“A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta terça-feira (10) o direito de comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37 operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos pela agência para atendimento médico, realização de exames e internações.” (portaldaclube.com

Descobriu? Pois bem, as ações tomadas pelas agências reguladoras estatais e pelos órgãos de defesa do consumidor são motivadas, principalmente, pelas reclamações e denúncias feitas pelas pessoas que, de alguma forma, tiveram seus direitos negligenciados como consumidores e cidadão.

A quantidade das reclamações, formalizadas nas entidades governamentais e também nos meios de comunicação, é um dos gatilhos que deflagram as investigações sobre irregularidades praticadas por fornecedores de bens e serviços.

Então, que tal nos acostumar a formalizar nossas reclamações nos órgãos competentes, porque uma reclamação sozinha pode não resultar em nada, mas somadas a outras, certamente, alguma coisa aparecerá. Afinal, não estamos sozinhos.


Texto: Wilson Menezes

Imagem: web\google

2 comentários:

  1. Wilson,


    Parabéns! - O seu blog é muito interessante. Quanto ao texto acima concordo plenamente com vc. Penso que a população precisa se informar mais para saber exatamente onde, quando e com quem reclamar. Pois, para cada tipo de problema que o consumidor enfrenta existe um órgão, um departamento específico, SAC, Ouvidoria, etc. Inclusive, existe um site que gosto muito: www.reclameaqui.com.br.


    Erica Galvão

    ResponderExcluir
  2. Olá,Erica

    Obrigado pelos parabéns e pelo comentário. A sua contribuição é muito importante para mim.
    Eu já usei o www.reclameaqui.com.br. alguns vezes e na maioria tive o meu problema resolvido depois da reclamação.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante. Obrigado