Créditos Autorais
Texto:Wilson Menezes
Imagem:Web/Google
Costumo ouvir algumas pessoas falarem que não adianta
reclamar dos problemas enfrentados como consumidor porque não vai mudar nada a
sua reclamação. Na verdade, não é bem assim, provavelmente, os resultados não
serão imediatos, mas aparecerão de alguma forma. O que as notícias seguintes
têm em comum? Leia com atenção.
“A
Agência Nacional de Telecomunicações oficializou nesta quarta-feira (18) a
suspensão da venda de chips das operadoras de telefonia Tim, Oi e Claro. Com a
decisão, as operadoras ficam proibidas, a partir de segunda-feira (23), de
oferecer serviços de voz e de banda larga 3G para novos clientes.” (mais.uol.com.br)
“Após
uma operação envolvendo instituições de Defesa do Consumidor foram apreendidas
7,5 toneladas de produtos alimentícios nos hipermercados Bompreço e Extra em
Salvador.” (g1.com)
“A
Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu nesta terça-feira (10) o
direito de comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37
operadoras, por descumprimento de prazos estabelecidos pela agência para
atendimento médico, realização de exames e internações.” (portaldaclube.com)
Descobriu?
Pois bem, as ações tomadas pelas agências reguladoras estatais e pelos órgãos
de defesa do consumidor são motivadas, principalmente, pelas reclamações e
denúncias feitas pelas pessoas que, de alguma forma, tiveram seus direitos
negligenciados como consumidores e cidadão.
A quantidade
das reclamações, formalizadas nas entidades governamentais e também nos meios
de comunicação, é um dos gatilhos que deflagram as investigações sobre
irregularidades praticadas por fornecedores de bens e serviços.
Então,
que tal nos acostumar a formalizar nossas reclamações nos órgãos competentes,
porque uma reclamação sozinha pode não resultar em nada, mas somadas a outras,
certamente, alguma coisa aparecerá. Afinal, não estamos sozinhos.
Texto: Wilson Menezes
Imagem: web\google
Wilson,
ResponderExcluirParabéns! - O seu blog é muito interessante. Quanto ao texto acima concordo plenamente com vc. Penso que a população precisa se informar mais para saber exatamente onde, quando e com quem reclamar. Pois, para cada tipo de problema que o consumidor enfrenta existe um órgão, um departamento específico, SAC, Ouvidoria, etc. Inclusive, existe um site que gosto muito: www.reclameaqui.com.br.
Erica Galvão
Olá,Erica
ResponderExcluirObrigado pelos parabéns e pelo comentário. A sua contribuição é muito importante para mim.
Eu já usei o www.reclameaqui.com.br. alguns vezes e na maioria tive o meu problema resolvido depois da reclamação.
Um forte abraço