quinta-feira, 14 de junho de 2012

Motoristas X Pedestres


Créditos Autorais 
Imagem: Web/Google

Uma pesquisa sobre o comportamento do pedestre na visão dos motoristas, realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), revelou que – no quesito respeito – os motoristas têm tantas reclamações quanto os próprios pedestres. A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de março e 03 de abril, com 432 pedestres e 404 motoristas, ouvidos na região central de São Paulo.
O estudo aponta que a atitude dispersa do pedestre durante a travessia acaba gerando dúvidas no condutor do veículo. O motorista, por sua vez, embora muitas vezes afirme ter a intenção de parar e dar preferência ao pedestre, termina por não fazê-lo porque não consegue ver no pedestre a intenção real de atravessar.
Quando questionados sobre a má conduta dos pedestres, 53,2% dos motoristas responderam que o problema acontece porque “o pedestre é distraído e fica olhando para os lados”; 46,3% apontaram “o pedestre na calçada falando ao celular” como a maior dificuldade; e para 29,2% dos motoristas entrevistados, a atitude desestimulante é “o pedestre na calçada, mas conversando com outras pessoas”.
Para melhorar o diálogo entre motoristas e pedestres, a maioria dos condutores ouvidos – 51,1% deles – sugeriu que os pedestres fizessem mais o gesto do pedestre, estendendo o braço e reforçando, assim, sua vontade em cruzar a via. De acordo com a pesquisa, apenas 24,8% dos entrevistados afimaram fazer o gesto. É importante lembrar, porém, que essa ação em si apenas proporciona ao motorista uma melhor visão sobre a intenção de quem está a pé.
Por outro lado, os pedestres foram perguntados se o motorista está respeitando mais a sua figura: 59,3% estão se sentindo mais respeitados na faixa. Em relação ao conhecimento do Programa de Proteção ao Pedestre, 66,9% dos pedestres e 84,4% dos condutores ouvidos pela CET responderam estar cientes da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante. Obrigado