Não se pode negar a força da mídia
na configuração da sociedade. Os assuntos das conversas do dia-a-dia são
selecionados estrategicamente pela mídia com determinados propósitos,
comentamos o que ela gostaria que comentássemos. Isso pode até parecer teoria
da conspiração, pois é algo complexo e latente, mas não é tão difícil de
perceber quando acessamos alguns veículos midiáticos como jornais, por exemplo,
e observamos que a maioria deles destaca o mesmo assunto.
Do mesmo modo como o problema das
calçadas estava esquecido, existem muitos outros problemas sociais que não
chagam na mídia por falta da iniciativa da própria comunidade ou grupo que os
vivenciam, mas não os tornam públicos por desinformação ou por não acreditarem que
a sua iniciativa pode fazer a diferença. Contudo, muitas ações governamentais
só são realizadas quando a pressão popular, de alguma forma, alcança a mídia.
Se bem utilizada, a mídia pode e
deve ser uma forte aliada da sociedade, um poderoso instrumento de pressão popular
nas reivindicações das demandas sociais. A mídia informativa tem um papel
social que vai muito além do sensacionalismo promovido por profissionais de caráter
duvidoso.
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